sábado, 26 de novembro de 2011

SLB vs SCP

Estádio da Luz recebe dérbi mais esperado dos últimos anos

Benfica, Sporting, Liga Zon Sagres | 2011-11-26 00:20


Liga ZON Sagres 2011/2012
Benfica (1.º)
10J 7V 3E 0D (23-10)
Forma: EVVVE
D1: Sporting (C) 26/11
Sporting (3.º)
10J 7V 2E 1D (24-10)
Forma: VVVVV
D1: Benfica (F) 26/11


Benfica e Sporting estão prestes a medir forças pela primeira vez esta temporada e são muitos os aliciantes para o encontro que se vai disputar no Estádio da Luz.

Primeiro de tudo, há muito que as duas equipas não se defrontavam com apenas um ponto a separá-las. A juntar a isso, a turma leonina, em caso de vitória, pode assumir a liderança do campeonato, sensação que já não conhece há seis anos, sendo que é nessa posição que as águias se encontram desde a quinta jornada, a par do FC Porto, que vai receber o SC Braga no dia a seguir.

A juntar a isso, há uma toda rivalidade histórica entre os dois clubes, que diz que os encarnados levam uma grande vantagem no confronto com os verdes em brancos em partidas disputadas nos recintos benfiquistas.

No total, contam-se 134 jogos oficiais, dos quais 74 foram ganhos pelo Benfica, 29 pelo Sporting e 31 terminaram com uma igualdade no marcador. A formação de Jorge Jesus já leva quatro vitórias consecutivas em casa sobre o rival de Lisboa, sendo preciso recuar até 2006 para se descobrir o último triunfo dos leões no Estádio da Luz.

E como se não bastasse a rivalidade entre os dois emblemas, Jorge Jesus e Domingos Paciência, treinadores que têm em comum o facto de terem passado pelo SC Braga antes de chegarem às equipas que agora orientam, estão empatados no confronto entre si. Cada um dos técnicos soma quatro vitórias, quatro derrotas e quatro empates.

Esta é a primeira vez que ambos os treinadores se vão defrontar sentados no banco de candidatos ao título de campeão nacional, mas tudo começou em Novembro de 2006, quando a União de Leiria, de Domingos, foi ao Estádio do Restelo derrotar o Belenenses de Jesus, por 0x1.

Cinco anos depois, defrontam-se pela primeira vez no dérbi de Lisboa e num dos clássicos do futebol português, após já terem sido rivais até nas competições europeias, com o SC Braga, de Domingos, a eliminar o Benfica, de Jesus, nas meias-finais da Liga Europa da época passada.

Muitos estreantes no dérbi lisboeta

Dos jogadores que poderão entrar em campo este sábado, muitos serão os estreantes no clássico entre Benfica e Sporting.

Do lado dos encarnados, a principal dúvida é Luisão, curiosamente o jogador que mais vezes defrontou os leões no plantel. No entanto, entre aqueles que podem ser lançados no jogo por Jorge Jesus, não sendo necessariamente os titulares, Artur Moraes, Emerson, Garay, Bruno César, Nolito, Matic, Axel Witsel e Rodrigo são estreantes.

Já na equipa do Sporting, Onyewu, Insúa, Schaars, Valeri Bojinov, Ricky van Wolfswinkel, Diego Capel, André Carrillo e Diego Rubio podem jogar pela primeira vez o principal dérbi da cidade de Lisboa.

João Pereira já vestiu as duas camisolas no clássico

João Pereira é o único jogador que vai estar em campo e que já disputou este clássico com a camisola dos dois clubes.

O ex-atleta do SC Braga fez a formação nos encarnados e representou o clube da Luz por cinco ocasiões contra o Sporting (três derrotas, uma vitória e um empate).

Pelo contrário, ao serviço dos verdes e brancos também já realizou cinco encontros contra o Benfica, mas em todos eles acabou derrotado.

Sem comentários: